Aprenda qualquer coisa rápido!

Aprenda qualquer coisa rápido!

Aprenda qualquer coisa rápido – parte 2

Neste vídeo você vai ver algumas das melhores estratégias para aprender qualquer coisa rápido!

Imagina você tendo um guia prático para facilitar o seu aprendizado em qualquer área da sua vida que pode ser aplicado por qualquer pessoa a qualquer momento.

É isso que a gente vai ver aqui, 10 estratégias para aprender qualquer coisa, eu fiz uma pesquisa bem aprofundada para este vídeo, e apesar de eu já ter testado todas elas, não fui eu que as desenvolvi, essas estratégias são frutos de pesquisa e experimentos de outros autores.

Pode ser que você discorde de algumas ideias então deixa aí nos comentários o que você achou das 10 estratégias, se você concorda ou discorda com alguma delas, acho que o legal é trocar essa ideia, então comenta aí o que você achou e já deixa aquele like, pode clicar aí, depois se você não gostar você tira, não tem problema.

Vamos lá!

1. Enxergar a coisa como um todo

A primeira estratégia é enxergar a coisa como um todo. Tem uma parábola indiana dos cegos e o elefante. Eles pegaram 3 cegos e colocaram eles para tocar em uma das partes do elefante e depois dizer o que eles achavam que estavam sentindo com as mãos, o que tocou na perna pensou que estava tocando no tronco de uma árvore, o que tocou no rabo achou que era uma corda e o que tocou na lateral do elefante achou que era uma parede, moral da história: se você não tem uma visão completa do objeto que você quer aprender você com certeza vai acabar tendo a visão errada. No caso do inglês você precisa desenvolver as 4 habilidades (ouvido, fala, leitura e escrita) para ter um entendimento completo da língua e começar a fazer o reconhecimento dos padrões de comportamento do idioma, falando em padrões de comportamento, na parte um deste vídeo, no vídeo; aprenda qualquer coisa rápido parte 1, eu falo sobre eles e tá bem legal, o link está na descrição!

2. Foque em uma coisa de cada vez

Segunda estratégia é focar em uma coisa de cada vez, não tem como querer abraçar o mundo, se você colocar muitas coisas na sua bandeja você vai acabar derrubando tudo. Tem que focar em um de cada vez, focar igual um laser. Uma tarefa de cada vez, o melhor resultado é a soma de todas essas pequenas ações executadas com foco!

3. Hábito diário

É comprovado cientificamente que estudar um pouco a cada dia é mais eficiente do que pegar um monte de informação e estudar de uma só vez, se você desenvolver o hábito diário de estudar inglês em breve você vai dominar o idioma. Eu considero que esta é a estratégia mais eficiente de todas, tem um livro muito legal que é  “O maior vendedor do mundo” a história acontece no oriente médio, o livro começa exatamente no nascimento de Jesus e o protagonista segue uma jornada para se tornar o maior vendedor do mundo, no meio da trama ele encontra um baú com 10 pergaminhos, cada um contendo um segredo e o primeiro pergaminho diz isso: “formarei bons hábitos e me tornarei escravo deles” o livro é muito bom ele é curto tem apenas 80 páginas e você encontra nas melhores livrarias! Tem uma frase famosa do Vince Lombardi que diz assim “vencer é um hábito, infelizmente perder também é” então é só escolher hábitos de estudos saudáveis que você vai vencer com toda certeza. Outro livro que fala deste assunto é o poder do hábito do Charles Duhigg, o melhor hábito para aprender inglês é ouvir nativos falando sem legenda, filmes, seriados, podcasts se você fizer isso todos os dias seu inglês vai decolar.

4. Fragmentar o objetivo

Se você tem o objetivo de aprender algo complexo como um novo idioma a melhor estratégia é dividir em objetivos menores e mais fáceis de alcançar, ao invés de buscar a proficiência em inglês como objetivo único, tenta dividir em conseguir entender primeiro, depois conseguir falar, ler e escrever.

5. Repetição

Se você está gostando deste vídeo, deixa aquele like, deixa aquele like, deixa aquele like, deixa aquele like…

Ah você já se ligou né! A quinta estratégia é a repetição. Tem uma técnica de escrever textos publicitários que é repetir 4 vezes e muita gente do marketing usa ela porque a repetição funciona, a informação gruda no cérebro com a repetição é impressionante! Quem nunca ouviu o baby shark dodododo, a música fica na cabeça e a molecada adora né!

Quando eu aprendo uma palavra nova em inglês eu repito ela várias vezes até fixar bem, sempre funciona!

6. Tenha um método

Um método é um caminho organizado para atingir um objetivo, por exemplo o curso completo do inglês original é um método para você falar inglês rápido!

Se você tiver um bom método, comprovado, testado por várias pessoas que você sabe que funciona, o aprendizado vai ser muito rápido!

7. Ignore seus medos e a sua noção de limite

Eu gosto muito dessa aqui! Quando a gente está aprendendo alguma coisa sempre bate um medo, uma insegurança “será que eu vou conseguir?”, este medo não ajuda em nada, o negócio é ignorar o medo, falar deixa com o pai que eu vou aprender e vai pra cima!

Só você é capaz de dizer qual é o seu limite e geralmente a gente coloca o limite bem abaixo do que nós realmente somos capazes de alcançar então vale a pena desafiar a sua noção de limite e ir além!

8. Escrever à mão

É comprovado cientificamente que escrever à mão aumenta a sua capacidade de memorização em até 70%, faz um teste, escreve a sua lista de compras à mão e vai ao mercado sem olhar pra lista e depois confere se você esqueceu algum item! Você vai se surpreender com o resultado!

9. Informação + emoção = memória a longo prazo

Se você conseguir juntar a informação com alguma emoção você nunca mais vai esquecer, não é nem que fica fácil de lembrar se torna difícil de esquecer! Tenho certeza que você lembra de todos os eventos onde você foi muito feliz ou você ficou pistola, com certeza você lembra de todos os ossos que você quebrou. Quando você estiver aprendendo é só ter a criatividade de colocar emoção no assunto que você vai sempre lembrar!

10. Ensine para alguém

Dizem que quando você ensina algo para alguém você aprende duas vezes e por perspectivas diferentes, na primeira vez você estava na perspectiva de ouvinte e na segunda você está do outro lado da moeda na visão de quem está transmitindo o conhecimento e é claro que você vai se preparar para ensinar e este processo vai fixar o aprendizado!

Bom, é isso aí! Se você gostou deste vídeo deixe seu like, se inscreve no canal, se não gostou comenta aí o que você não gostou e é isso aí valeu demais até o próximo vídeo!

Close Menu