Tudo sobre como aprender inglês online

 

É Possível Aprender Inglês Online?

Sim! É claro que é possível. Nunca foi tão fácil aprender inglês como é atualmente com toda tecnologia audiovisual disponível, esse ambiente é o sonho de qualquer professor de inglês.

Você precisa, porém, tomar cuidado com alguns elementos (método, disciplina e organização). Se você controlar bem esses aspectos, estudar inglês online vai ser uma atividade agradável e eficiente.

Método – Você precisa de um guia, um sistema, um plano de execução para atingir o seu objetivo ao estudar inglês online. É muito fácil se perder na selva de conteúdo aleatório disponível online. Um bom método vai organizar o seu aprendizado e sugerir um plano de curso eficiente. Muitos alunos que estudam inglês online pecam nesse aspecto, esquecem de procurar um planejamento, estudam sem estratégia e acabam sem retenção nenhuma do conteúdo. O método é feito para evitar isto.

Disciplina – É fundamental você criar seu próprio roteiro e horário de estudos. Quando você está estudando sozinho é preciso o dobro de foco e concentração, porque você é seu “auto disciplinador”, tudo no computador é feito pra tirar a sua concentração. Eu recomendo que você esteja em contato com o inglês pelo menos 4 horas por dia, parece muito, mas na verdade é só assistir dois filmes ou quatro episódios de Game of Thrones.

Organização – A organização de um estudante de inglês online é muito simples, porém extremamente importante. Você tem que criar uma pasta e salvar todo conteúdo dentro dela (eBooks, pdf, links, vídeos, dicionários, aulas...). Eu vejo muitos alunos se perdendo nos estudos por falta de organização, e é teoricamente muito simples. O primeiro passo é criar uma pasta (um arquivo) onde você salva todas as informações, e dentro dessa pasta você pode criar subpastas para facilitar ainda mais a sua organização.

Aprender Online É Melhor ou Pior?

Eu trabalho com inglês online há alguns anos então é claro que a minha resposta é tendenciosa, mas eu vou procurar ser imparcial e apontar as qualidades e os defeitos de ambos os modelos (online vs tradicional).

Inglês Online

Inglês Online engloba: Cursos de inglês online (Inglês Original), estudo autodidata (youtube, blogs e etc) e professor particular de inglês (aulas via Skype ou hangout do gmail).

Vantagens – Você pode estudar e aprender sozinho, em qualquer lugar com conexão à internet. Não tem o constrangimento de errar na frente de outras pessoas. É excelente para pessoas tímidas e que não querem perder tempo com trânsito, deslocamento e etc. Esse modelo é a melhor relação custo benefício, porque ele é mais rápido e mais barato, tendo em vista que você vai eliminar muitos gastos (transporte, alimentação, roupas, calçados, estacionamento, matrícula e por aí vai). O custo operacional de um curso online é menor do que uma escola física que tem que pagar aluguel, contratar mais funcionários e é óbvio que todo esse custo é repassado para os alunos.

Outra vantagem importante é que o inglês online força você a ter mais contato e conhecimento das ferramentas online, então por tabela você aprende várias habilidades úteis para o contexto digital que estamos inseridos.

O inglês online te dá uma liberdade maior de estudar no seu ritmo e permite que você coordene seus horários é muito melhor.

Desvantagens – A internet não tem cheiro (ainda), alguns alunos utilizam todos os sentidos para aprender e o cheiro às vezes é importante, esse tipo de aluno é muito raro são conhecidos como cinestésicos e representam menos de 5% da população mundial, então se você é cinestésico talvez seja melhor fazer um curso tradicional. Além da falta de odor o inglês online geralmente não tem interação entre os alunos, é algo mais individual e essa relação entre os colegas é bacana para fazer amigos e ampliar o seu capital social. Mas se o seu objetivo é apenas aprender inglês e você está satisfeito com a quantidade de amigos que você tem, com certeza é melhor aprender inglês online.

Inglês Tradicional – O que eu chamo de inglês tradicional é a maneira institucional arcaica de estudar inglês, ou seja, os cursinhos e escolas presenciais, professores particulares que atendem na empresa ou na casa do aluno, escolas físicas que ocupam espaço físico, que transformam florestas em concreto. Tá bom, eu falei que ia ser imparcial. Vamos lá.

Vantagens – Você pode fazer amigos, e ter mais dinâmica nas aulas, já que provavelmente você fará inglês com uma turma. Essa é a única vantagem.

Desvantagens – É muito mais caro, você é obrigado a seguir um cronograma de estudos apertado (se você faltar, você vai ficar boiando, porque o professor não vai se preocupar individualmente com você, ele se preocupa com o rendimento da turma). Você vai ter gastos absurdos com (matrícula, material, deslocamento, estacionamento e alimentação), você vai correr riscos desnecessários (assalto, sequestro, bala perdida...), principalmente nos grandes centros urbanos. Os métodos deles são programados para fazer o aluno andar em círculos, para manter você refém - pagando matrículas, materiais e mensalidades absurdas.

Eu desenvolvo melhor essa ideia no eBook: 7 Princípios para Ser Fluente em Inglês. Você pode baixar o eBook Gratuitamente Clicando no Menu/EBook.

Você Consegue Aprender Sozinho.

Existe uma grande diferença entre ensinar e aprender. O professor pode ensinar, mas aprender cabe única e exclusivamente ao aluno. Você não precisa de um professor para aprender, mas é muito bom ter um mentor, alguém que oriente seu estudo, isso facilita muito. Aprender inglês online te dá várias opções, você pode estudar sozinho com um método bacana ou com um professor. O ideal é juntar os dois. É muito bom você ter um mentor te auxiliando para tirar suas dúvidas e estudar com um método ou um plano de curso. Sem esses dois elementos você pode se perder ao longo do caminho, desenvolver vícios de linguagem e ou pronúncia, então o ideal é ter alguém pra te guiar nessa caminhada rumo à fluência.

Mesmo tendo um guia, é importante que você saiba que no fim do dia VOCÊ é o responsável pelo seu aprendizado. Conhecimento nunca é demais, então mergulhe de cabeça nos estudos e treine sempre que tiver oportunidade que eu garanto que você vai atingir seus objetivos em pouco tempo.

Não tenha medo de investir na sua educação, o melhor investimento que você faz na vida é investir em conhecimento. As coisas materiais desgastam com o tempo, são subtraídas de você, mas o conhecimento é pra sempre ninguém tira isso de você. Tem uma frase do norte-americano Zig Ziglar que eu gosto muito “se você não pagar o preço do sucesso você com certeza vai pagar o preço do fracasso”. Não espere a vida te cobrar, pois oportunidades boas são raras e se uma dessas aparecer e você não estiver preparado você vai se arrepender. Então, invista em você! Você planta uma semente hoje pra colher amanhã. A melhor semente é a do inglês, pois essa com certeza dá frutos, é impossível você não colher os frutos de aprender inglês.

Como Aprender Inglês Online.

Existem centenas de maneiras pra aprender inglês online, eu vou focar na que eu considero ser a melhor de todas. Se eu quisesse aprender um novo idioma hoje, eu faria o seguinte:

Eu começaria procurando um curso online que me forneça um método, um plano de curso, uma estratégia para absorver todo conteúdo (a teoria). Simultaneamente eu também iria procurar vídeos, tutoriais e sites onde eu pudesse ter o máximo de contato com o idioma. Quando eu estivesse num estágio mais avançado eu iria procurar alguém que seja fluente no idioma para colocar em prática tudo que eu aprendi (provavelmente um professor particular via skype).

Ou seja, todo ciclo de aprendizado pode ser executado e concluído online, não vejo nenhum motivo para não fazer isso online. Estudar inglês online é a melhor coisa que você pode fazer. Eu falo para todos os meus alunos que online é diferente, é muito mais legal, diversificado e agradável em todos os aspectos.

Como Praticar/Treinar Inglês Online.

A comunicação pode ser dividida em 4 habilidades (ouvido, fala, leitura e a escrita)  a gente aprende a se comunicar quando criança respectivamente nessa ordem. O Ouvido e Leitura são formas de entrada de informação (input), já a Escrita e a Fala são formas de saída de informação (output). Treinar input é fácil é só assinar o Netflix, colocar a legenda em inglês e assistir filmes e seriados o dia inteiro. O complicado é treinar o output online, mas eu vou apresentar algumas maneiras bacanas de treinar o seu output em casa sozinho.

- Comentar em sites e vídeos em inglês (quanto mais polêmico for o assunto mais pano pra manga ele rende). Então vai lá no youtube e crie polêmicas.

- Redes sociais são excelentes pra fazer amigos gringos e treinar seu inglês com eles.

- Speaking24 – Este site permite que você interaja com pessoas do mundo inteiro, eu gravei um vídeo explicando como usar esta poderosa ferramenta. E o melhor de tudo é que é grátis!

- Professor particular via Skype – O Skype é uma ferramenta gratuita da Microsoft, você pode baixar e criar um perfil, com o Skype você pode testar vários professores particulares, a maioria dos professores oferecem uma aula experimental gratuita via Skype, é só você testar uns 10 professores e escolher o que você gostar mais.

CONCLUSÃO

Independente de qual seja a sua estratégia eu tenho certeza que online é a melhor opção. Estudar inglês online é uma experiência que aproxima você do inglês e faz você aprender rápido, com qualidade e confiança. Vale a pena investir no inglês online!

Keywords: inglês, online, estudar, curso, como aprender, Skype, input, output

OLIVEIRA,Gil - Tudo sobre como aprender inglês online. 2017 em  <inglesoriginal.com.br/inglês-online>

Deixe um comentário